10 de Junho

Serviço de Convivência de Santa Filomena incentiva crianças a preservarem o Meio Ambiente

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Santa Filomena - SCFV está promovendo ações para incentivar as crianças e adolescentes a desenvolverem práticas de preservação do meio ambiente. A ação prioriza envolver o público infantil no desenvolvimento de ações sustentáveis.

Durante esse mês, o SCFV da sede e do distrito do Socorro está trabalhando com seus os usuários o tema: Meio Ambiente, tendo como subtemas: água, coleta seletiva, reciclagem, preservação e conscientização, através de rodas de conversas, palestras, dinâmicas sobre coleta seletiva e confecção de brinquedos com materiais recicláveis.

De acordo com o Prefeito Cleomatson Vasconcelos, “É fundamental envolver as crianças em questões sobre o meio ambiente com criatividade e sensibilidade, para que se percebam como elemento importante de transformação, que cada um é responsável e pode fazer a sua parte para que se possa viver em um mundo melhor”, disse o Prefeito

O SCFV faz parte do SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Diversas ações são realizadas pelo centro, sendo elas: atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Da Assessoria de Comunicação
Fotos: Reprodução